Porque eles são bons a pedalar... e eu não!
Porque têm pernas claro. Mas têm outras coisas.
Vejam por exemplo, estas cassetes de 10 velocidades:
• Peso: 208g (11-36), 11 é o número de dentes do carrete pequeno (10ª velocidade) e 36 o número dos do carrete grande (1ª velocidade). Com este carrete até se sobem paredes!
• 185g (11-32) idem mas sendo 32 o número dos do carrete grande (1ª velocidade)
Preço: 343,56 € era 361,64 €
E, claro que existem estas com o preço de 9,35 € (apesar de tudo são Shimano), não sei o peso. Existem outras em que o número de dentes da 1ª velocidade tem apenas 25/26 dentes
E agora manquem esta bicla:
Peso: 7,48kg. Custa agora 9.174,16€ Pesando no máximo 899 gr, a nova Scale apresenta-se como o quadro de BTT mais leve jamais produzido. A nova arma do Campeão do Mundo Nino Schurter. Os especialistas em carbono pegaram num quadro por si só leve e tornaram-no ainda mais leve, foi totalmente redesenhado com a mais recente tecnologia IMP3, coluna de direcção conificada (tapered) , o SDS (Sistema de absorção de impactos) e o bloco pedaleiro BB30 para transferir a máxima potencia. 899 gr de excelência.
E eu? Bem eu tenho uma com 30, 26, 23, 20, 18, 15, 13 e 11 (da 1ª à 8ª velocidade). Na relação mais baixa já se sobe uma inclinação grande (e se ainda estivermos com pernas para isso), se em vez de 30 dentes tivermos 36 subimos na vertical, penso eu! ______________________________________________________________________________
A altura do selim
Após a compra de um selim que de que gostes, há que ajustar o espigão do selim para que fiques com uma posição correcta na bicicleta. Para calcular a altura do selim é necessário medir a altura entre pernas, ou seja, medir do chão às virilhas, em cm, e multiplicar por 0,883. O resultado vai ser o comprimento, em cm, necessário entre o eixo pedaleiro e o selim. Segue-se um exemplo:
_______________________________________________________________________________
Os selins, a prostata e o clitóris
Selins
Existem vários tipos de selim, conforme a modalidade, durabilidade e conforto que pretendermos.
Por exemplo em Estrada, Cross Country, All Mountain, maratonas e todas as outras modalidades onde se passa a maior parte do tempo sentado é necessário um selim confortável e ergonómico. Já em Freeride e Downhill, por exemplo, quase nunca usamos o selim, logo não será necessário um selim tão confortável e ergonómico. Mas o que se entende por um selim confortável e ergonómico? Como provavelmente muitos de vós que passam muito tempo sentados no selim já devem saber, se o selim não “tiver condições” começam a ter dores, que até podem levar à impotência sexual (temporária ou permanente, nos homens). Mas não é só nos homens (post sobre os perigos para os homens aqui), as mulheres também podem ser sexualmente afectadas ao nível do clitóris, que poderá levar a dificuldades em atingir o orgasmo. Sendo assim, compreende-se a preocupação dos praticantes de modalidades em que se passa bastante tempo sentado. Actualmente os selins mais confortáveis são feitos de gel e com designs ergonómicos, para a próstata nos homens e o clitóris nas mulheres, pois vão aliviar os ossos da pélvis:
DMR Longhaul
Alguns links: Selle Italia, DMR, Azonic, SDG, FSA, Kore, San Marco
Existem ainda outros menos convencionais, mas muito mais confortáveis e ergonómicos que o normal, tais como:
Ergo - The Seat
Bycycle - BiSaddle
Hobson - Easy Seat (versão original)
Para Dirt Jump e Street, apesar de nunca nos sentarmos, é necessário algum acolchoamento no selim caso la batamos, sendo por isso mais compactos e acolchoados. Normalmente trazem também apoios para a mão para ajudar em manobras, como o superman seat grab.
Da Bomb Ga Ga
Alguns links: Da Bomb, Gusset Para Freeride e Downhill serão de um tipo mais rígido e não tão confortável e ergonómico, mas também deve ter sempre algum cuidado a escolher . Alguns exemplos:
Syncros Crush Zone
Caso sofras de problemas nas costas ou simplesmente queres mais conforto, porque não optar por um espigão de selim com amortecedor?
|